O projeto Vivências Multicultural de Capoeira acontece gratuitamente no Arena Lutas, na Colônia Agrícola Kanegae, Riacho Fundo 1. Trata-se de um espaço que valoriza e preserva a cultura popular brasileira e as lutas em geral, em benefício da sociedade, trabalhando valores educativos e sociais.
O Vivências Multicultural já tem inscrições abertas para atividades vinculadas à capoeira, como oficinas de confecção e manutenção dos instrumentos; aprendizagem, aprimoramento e manejo dos instrumentos; ensino de canções; e ensino para domínio dos movimentos e exercícios da capoeira.
São disponibilizadas 25 vagas para as oficinas gratuitas. As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sábados pelo Mestrando Taleta, pelo Contramestre Fininho e pela Professora Kekel. Serão 3 turmas simultâneas: feminina, masculina e infantil.
Apoio à comunidade
O espaço Arena Lutas realiza trabalhos sociais, ajudando a comunidade desde 2018. Entretanto, seu fundador trabalha com a cultura e o esporte há mais de 10 anos. Faixa preta de judô, contramestre de capoeira, formado em Educação Física e Pós-graduado em Artes Marciais, Hudson dos Reis, conhecido na capoeira como Taleta, realiza trabalhos sociais e culturais em prol da comunidade, buscando repassar o que aprendeu.
“A motivação para tocar uma iniciativa como essa é o fato de que venho de projetos sociais. Várias pessoas me ajudaram com essas oportunidades, por meio da capoeira e do judô. A partir dessas vivências, adquiri vários conhecimentos e tive vontade de fazer o mesmo por outros, principalmente pelas crianças. A ideia é contribuir para não ficarem ociosas na rua, prevenir o uso de drogas, desenvolver a psicomotricidade, a coordenação motora e a flexibilidade, incentivar a socialização, promover uma relação com a cultura popular brasileira, ajudar a preservar esse patrimônio cultural, além de ajudar a combater a ansiedade e a depressão”, explica, Taleta, também diretor e professor do projeto.
Patrimônio Cultural
O Vivências Multicultural de Capoeira oferece a oportunidade de conhecer profundamente a capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de forma lúdica e criativa, usando o maculelê, a puxada de rede e o coco de zambê como ferramentas deste processo formativo artístico. Com esse trabalho, a proposta visa difundir a cultura popular afro-brasileira para transformar a realidade da juventude.
“A luta representa um meio eficaz para a educação, porque exige respeito às regras, à hierarquia, à disciplina, valorizando e preservando tanto a saúde física como a mental. Dentro da cultura popular, isso é refletido pela capoeira, esse patrimônio tão importante para todos os momentos da história do nosso país, desde os tempos da colônia até hoje”, elucida Riquelma Tamara, professora de capoeira Kekel, uma das instrutoras do projeto.
Serviço
Vivências Multicultural Arena Lutas
Atividades de Capoeira.
Data: segundas, quartas e sábados.
Local: Colônia Agrícola Kanegae,
Vagas: 25.
Turmas: feminina, masculina e infantil.
Inscrições gratuitas