Se a onda de calor está deixando você para baixo, considere passar algum tempo na Lua para se refrescar. Os cientistas descobriram poços na superfície lunar que permanecem a uma temperatura constante e fria de 17 C (63 F).
Enquanto o resto da superfície da Lua flutua muito, aquecendo até 260 F (127 C) e depois caindo para menos 280 F (-173 C) através de seu ciclo dia/noite de 30 dias terrestres, os poços permanecem incrivelmente estável por toda parte.
Os cientistas esperam que os poços, alguns dos quais provavelmente levam a tubos de lava vazios ou cavernas, possam ser usados como localização de uma futura base lunar. Além das temperaturas confortáveis, os poços e suas potenciais cavernas forneceriam proteção contra radiação solar, raios cósmicos e micrometeoritos.
“Cerca de 16 dos mais de 200 poços são provavelmente tubos de lava colapsados”, disse Tyler Horvath, estudante de doutorado em ciência planetária da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que liderou a pesquisa, que foi publicada recentemente na revista Geophysical Research Letters.
Horvath olhou para os poços, que foram identificados pela primeira vez em 2009, através de uma câmera térmica. Ele se concentrou em uma depressão de 328 pés de profundidade, cerca de 100 jardas de comprimento e 30 jardas de largura na região da Lua chamada Mare Tranquillitatis. Ele e seus colegas pesquisadores usaram modelagem computacional para determinar as propriedades térmicas da rocha e mapearam as temperaturas do poço ao longo do tempo.
Se, como eles suspeitam, os poços contiverem cavernas ou tubos de lava colapsados, eles provavelmente permanecerão em uma temperatura semelhante, oferecendo uma grande área que seria muito mais próxima da habitável do que o resto da superfície lunar.
Tubos de lava também existem na Terra. Eles se formam quando a lava viaja sob lava resfriada ou quando uma crosta se forma no topo de um rio de lava. Quando o teto desses tubos desmorona, cria-se uma depressão como os poços que os cientistas estão estudando. Que a Lua teve atividade vulcânica significativa é conhecido há décadas, mas amostras chinesas enviadas de volta à Terra de seu módulo de pouso Chang’e-5 no ano passado revelaram que ocorreu muito mais recentemente do que se pensava anteriormente, cerca de 2 bilhões de anos atrás.
Os antigos fluxos de lava na superfície da Lua também são a razão pela qual algumas partes da Lua parecem mais escuras aos nossos olhos. “Os humanos evoluíram vivendo em cavernas, e para cavernas podemos retornar quando vivermos na Lua”, disse David Paige, um dos coautores do artigo.