Prometeu ao Planalto
Temendo Justiça, Buriti mantém isolamento
Publicado
emA reabertura do comércio no Distrito Federal foi adiada para o próximo dia 18 de maio. A decisão é do governador Ibaneis Rocha, que assinou decreto com a medida, publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (7).
Anteriormente, a reabertura das atividades consideradas não essenciais estava prevista para a próxima segunda-feira (11). Ibaneis chegou a prometer isso ao presidente Jair Bolsonaro. Mas, com medo da justiça, o governador usou raro bom senso e decidiu recuar.
Nessa quarta-feira (6), a Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu ampliação do funcionamento de atividades consideradas não essenciais no DF. A decisão foi da juíza titular da 3ª Vara Federal Cível, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira.
A magistrada acatou ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público no Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em face da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Kátia Balbino, em sua decisão, decidiu também que o governo distrital apresentasse dados sobre o planejamento de retomada das atividades, designando que o executivo distrital apresentasse dados complementares referentes ao planejamento de retomada da reabertura comércio, com datas por bloco de atividades e regras sanitárias para diferentes ramos.