Tempestade deixa lago com ‘água na borda’ e CEB abre comporta para evitar desastre
Publicado
emOtávio Medeiros Jr
Uma das três comportas da Barragem do Paranoá foi aberta nesta quarta-feira, 9, pela CEB. A decisão foi tomada para evitar transbordamento, em função da tempestade que caiu sobre Brasília na tarde e noite do dia anterior.
O procedimento foi adotado por volta das 11h30, quando o nível do reservatório atingiu 1.000,71 metros acima do nível do mar. Existe um limite de atenção de 1.000,65 metros, quando as equipes ficam em alerta para uma possível abertura.
De acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), o limite considerado seguro é de 1.000,8 metros acima do nível do mar. Segundo a CEB, o procedimento de abertura das comportas evita o transbordamento das águas do lago, prevenindo alagamentos, acidentes e prejuízos.
“Não há previsão de fechamento ou ampliação da abertura ou acionamento das outras duas. Tudo vai depender do comportamento da chuva nos próximos dias”, explica o diretor da CEB Geração — uma subsidiária da companhia —, José Henrique Vilela.
Essa foi a segunda abertura neste ano. Em 21 de janeiro e nos dias que se seguiram, as três comportas foram abertas após grande quantidade de chuva.