Em pronunciamento no Plenário, a senadora Teresa Leitão (PT-PE), prestou homenagens à Data Magna de Pernambuco comemorada em 6 de março, mesma data da celebração da Revolução Pernambucana de 1817. A parlamentar explicou a importância do movimento, que chegou a declarar a independência do estado antes mesmo da independência do Brasil.
— No ato que antecedeu em cinco anos a Independência do Brasil, [Pernambuco] se declarava um país independente, num gesto de rebeldia, que é uma marca histórica e da personalidade dos pernambucanos e pernambucanas. […]. Nosso país, Pernambuco, como a gente gosta de dizer, durou pouco. Foram apenas 75 dias de uma independência sufocada de modo implacável por tropas leais à Coroa Portuguesa — relembrou.
A senadora evidenciou que o 6 de março, como a Data Magna, foi definido em 2007, por meio de consulta popular, mas somente em 2017, durante as comemorações dos 200 anos da Revolução pernambucana, se tornou feriado estadual. A parlamentar ressaltou a relevância do feriado para relembrar e compreender a história do Brasil.
— Os ideais daquele movimento já eram em si ideais liberais, democráticos e republicanos. Ao assumir o poder local, a junta de governo, organizada pelos rebeldes, decretou a liberdade de pensamento, os direitos de cidadania e uma imprensa livre em Pernambuco. A causa abolicionista também era uma bandeira — enfatizou.