Notibras

Terra caminha rápido para sua sexta extinção em massa

No ano passado, cientistas afirmaram em um estudo que pelo menos 500 espécies de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios já haviam sido levados à beira da extinção devido a atividades humanas como extração de madeira e caça furtiva.

Parece que o pior cenário sobre o fim do mundo pode finalmente ver a luz do dia, uma vez que já há evidências do sexto evento de extinção em massa atualmente em andamento na Terra, afirmou um novo estudo.

A pesquisa, que foi recentemente publicada na revista Biological Reviews, é o trabalho de biólogos do Centro de Pesquisa de Biociências Manoa Pacific da Universidade do Havaí com a Escola de Ciências e Tecnologia do Oceano e da Terra (SOEST), em cooperação com o Muséum National d’ Histoire Naturelle em Paris, França.

Os cientistas sugeriram que a sexta crise de extinção em massa está em andamento, pois nosso planeta está sendo devastado por inundações e aumento do nível do mar devido à poluição humana.

Robert Cowie, principal autor do estudo e professor de pesquisa do SOEST, apontou para as “taxas drasticamente aumentadas de extinção de espécies e declínio da abundância de muitas populações de animais e plantas”, que ele disse “estão bem documentadas”.

No entanto, acrescentou, que “alguns” continuam a negar que “esses fenômenos equivalem à extinção em massa”.
O professor explicou que essa negação se baseia em “uma visão tendenciosa da crise que se concentra em mamíferos e aves e ignora os invertebrados, que naturalmente constituem a grande maioria da biodiversidade”.

Segundo ele, “incluir invertebrados foi fundamental para confirmar que estamos de fato testemunhando o início da sexta extinção em massa na história da Terra”. O pesquisador destacou “relatos anedóticos maciços e estudos científicos” indicando que “a biota da Terra está na sexta extinção em massa”.

“Embora haja algum debate sobre as causas dos cinco eventos anteriores de extinção em massa, não há nenhum na comunidade científica sobre a causa do sexto em curso – muitas pessoas e as mais ricas consumindo muito, tudo exacerbado pelo gênero, desigualdade racial e econômica”, afirmou Cowie.

A Terra já viu cinco eventos de extinção em massa, incluindo um que se acredita ter sido causado por um asteroide gigante que encerrou a era dos dinossauros há 66 milhões de anos. Os cientistas acreditam que 76% das espécies do mundo foram obliteradas pelo impacto do asteroide e suas consequências subsequentes.

Sair da versão mobile