Curta nossa página


20 mil mortos

Terremotos na Turquia foram iguais a 500 bombas nucleares

Publicado

Autor/Imagem:
Andrei Dergalin/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Os dois terremotos, de magnitude 7,7 e 7,6 respectivamente, abalaram que abalaram a Turquia em 6 de fevereiro, causando milhares de mortes e causando e uma devastação incalculável no país, se igualaram ao de várias centenas de bombas nucleares, disse Orhan Tatar, Diretor Geral de Redução de Risco de Terremoto na Autoridade Turca de Gerenciamento de Emergências e Desastres (AFAD).

Falando com repórteres neste sábado, 11, Tatar admitiu que a magnitude do desastre superou as expectativas dele e de seus colegas. Com o primeiro terremoto durando cerca de 65 segundos e o segundo terremoto durando 45 segundos, a energia liberada pelos dois tremores foi igual à de 500 bombas nucleares, destacou.

O terremoto de magnitude 7,7 atingiu a Turquia na manhã de segunda-feira e foi seguido por outro terremoto de magnitude 7,6 no mesmo dia.

Os tremores, que foram acompanhados por vários tremores secundários, resultaram em mais de 20.000 mortos no país e provocaram a destruição de numerosos edifícios.

Os terremotos também afetaram a vizinha Síria, onde cerca 5 miul pessoas morreram e 300 mil pessoas ficaram desabrigadas porque suas casas foram destruídas pelos eventos sísmicos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.