Notibras

Thereza Mettel, professora emérita da UnB, símbolo da psicologia, morre aos 88 anos

A professora emérita da Universidade de Brasília Thereza Pontual de Lemos Mettel faleceu na madrugada desta terça-feira (3), aos 88 anos, em Brasília. A docente do Instituto de Psicologia foi referência para o desenvolvimento da ciência psicológica no Brasil.

Foi uma das responsáveis por introduzir e consolidar no país a pesquisa científica nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Na Universidade de Brasília, Thereza Mettel atuou na formação de alto nível de docentes, pesquisadores e psicólogos e foi uma das responsáveis pela transformação do Departamento de Psicologia em Instituto.

“A professora Mettel é um ícone e um dos pilares da Psicologia na UnB. Sua dedicação, pesquisa e contribuições para a área da Psicologia Científica são um legado para a Universidade e para o país”, afirma a professora Gardênia Abbad.

Thereza Mettel participou da organização da Sociedade Brasileira de Psicologia e do desenvolvimento do ensino de pós-graduação e pesquisa científica. Também teve papel de destaque na fundação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).

Sair da versão mobile