Notibras

Tietes fazem de Rollemberg modelo fotográfico na criação da Feira da Cidade Estrutural

Samira Pádua

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou na manhã deste domingo (28) a ordem de serviço para o início das obras de infraestrutura da Feira Permanente da Cidade Estrutural. Essa é uma reivindicação antiga dos moradores e dos vendedores que atuam na região de maneira improvisada.

É o caso do comerciante Jonas Silva, de 42 anos. Há cerca de 9 anos ele vende suas mercadorias na região administrativa e vê a construção da estrutura do espaço como conquista de dignidade. “Ficamos embaixo de sol e de chuva e agora teremos um endereço para trabalhar.”

Já Maria Iara Silva Pereira, de 68 anos, comemorou o fato de haver possibilidade de ela ter um espaço para guardar as roupas que comercializa, assim como Jonas, na Feira Livre da Estrutural. “Com a que temos hoje, precisamos sempre levar os produtos para casa e depois trazer de volta.”

O chefe do Executivo local afirmou durante a cerimônia de assinatura que a estrutura trará maior qualidade de vida para a população da Estrutural. “Daremos uma estrutura adequada, confortável e segura tanto para os comerciantes trabalharem quanto para os visitantes passearem. Será um ponto de encontro da região”, disse Rollemberg.

A feira abrigará 211 boxes em uma área de 2,5 mil metros quadrados ao lado da Administração Regional. Haverá cobertura, banheiros masculino e feminino, salas de brigadistas e administrativa e estacionamento com cem vagas. Serão investidos R$ 2.763.992,08 — frutos de convênio do governo local com a Caixa Econômica Federal, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Os dois órgãos locais ficarão responsáveis pelo acompanhamento e pela fiscalização do trabalho da empresa contratada. A expectativa é que a obra licitada em dezembro de 2015 esteja pronta até o fim deste ano.

A Feira Livre da Estrutural funciona tradicionalmente aos domingos, das 8 às 14 horas, e reúne cerca de 350 feirantes, segundo a Administração Regional. Algumas bancas também são montadas durante a semana.

A administração analisa os mais de 300 processos de feirantes que em anos anteriores demonstraram interesse em trabalhar no novo espaço. A previsão é que seja lançado um edital com os critérios para concessão dos espaços.

Também participaram do evento os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres, e de Gestão do Território e Habitação, Thiago Teixeira de Andrade; o secretário-adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Maurício Canovas, e os subsecretários de Atendimento às Cidades, Fauzi Nacfur Junior, e de Gerenciamento de Recursos, Guilherme Coelho; o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel André Luiz Pinheiro Borges; o administrador regional do SCIA/Estrutural, Evanildo da Silva Macedo; e o presidente da associação dos feirantes da região, Orlando Silva.

Agência Brasília

Sair da versão mobile