A nova tendência do mundo da moda é a pele falsa. Algumas das maiores marca de roupas e acessórios do mundo, como Gucci, Calvin Klein e o grupo Armani, já estão produzindo coleções sem usar pele de animais. Agora, foi a vez do estilista Tom Ford, que possui uma marca que leva seu nome, anunciar que não usará mais pele de animais criados para este fim, como vison e raposa.
A novidade começa na nova coleção da marca apresentada na Semana de Moda de Nova York. No entanto, o designer afirmou que continuará usando couro e pele de animais que são criados para produção de alimentos, como vacas e carneiros.
Em entrevista ao portal WWD, ele disse que sua decisão foi inspirada na sua nova dieta vegana, da qual é adepto desde o último ano. “Virar vegano faz você repensar, comecei a usar muito mais pele falsa, mas não estou pronto para dizer que estou livre do uso de pele”, contou. “Mas nas minhas próximas coleções, estou limitando o uso deste material aos animais que vão virar comida, o que não sou muito desejável. Isso significa couro de vaca e pele de ovelha, mas não pele de animais que são criado exatamente para isso.”
Ele também acrescentou que não considera a pele sintética a melhor opção, por ser produzida a partir do petróleo e não ser biodegradável. “Eles compram, usam por algumas estações, e depois jogavam fora”, explicou ford. “Um casaco de pele é reclidado. As pessoas os usam por 30 anos, depois os dão para os seus filhos, que os transformam em travesseiros.”