Tom Ford resolveu tomar uma atitude que deixou o mundo da moda de boca aberta. Isso porque ele anunciou, de acordo com a Vogue, o cancelamento de suas apresentações previstas para a Semana de Moda de Nova York.
Ele pretende voltar para o calendário em setembro, sintetizando suas coleções de roupa masculina e feminina no desfile, e adotar o modelo de veja agora e compre agora, que está se provando bem popular na indústria no momento.
Em vez de mostrar a coleção tradicional primavera/verão, ele pretende mostrar a outono/inverno do ano de 2016. Ainda de acordo com a publicação ele comentou a decisão, dizendo:
– Em um mundo que está cada vez mais imediato, a atual forma de mostrar uma coleção quatro meses antes de estar disponível para os clientes, é uma ideia antiquada e que não faz mais sentido. Temos vivido com um calendário de moda e sistema que é de outra época.
E continuou dizendo:
– Nossos clientes hoje querem uma coleção que está imediatamente disponível. Desfiles de moda e o calendário de moda tradicional, como os conhecemos, já não funcionam da maneira que costumavam funcionar. Nós gastamos uma quantidade enorme de dinheiro e energia para encenar um evento que cria excitação com antecedência demais em relação à data em que a coleção está disponível para o consumidor. Mostrando a coleção junto com a chegada nas lojas vai remediar esta situação, e permitir que a emoção que é criada por um desfile ou evento impulsione as vendas e satisfaça os nossos clientes que tem desejos cada vez maiores de ter aquelas roupas prontas para serem usadas.
A marca britânica Burberry também usará está estratégia este ano.