Josiel Ferreira
Especial para Notibras
Na festa de mais um aniversário do ‘Mais Querido do Brasil’, havia torcedores de todos os recantos. São os chamados ‘Embaixadores do Flamengo’, sempre com um sorriso vitorioso no rosto.
Em meio a muita gente, um torcedor inusitado e fã do ídolo Zico. É José Mário Marques, o Gargano, diretor da embaixada Fla Jequié, na Bahia. Ele conta sua história desde quando estava no ventre da mãe. Apesar de o pai ser Botafoguense, nunca o impediu de torcer pelo s time do coração.
Em homenagem a Zico, sua paixão é tão grande que registrou o primeiro filho com o nome de Artur Antunes Gargano. Emociona-se ao falar no nome do Galinho. Quando seu filho tinha 3 anos, levou para apresentar ao ídolo.
Na bela cidade de Jequié, a casa de Gargano chama a atenção. Logo na entrada o muro com cerâmicas pretas e vermelhas, com escudo do Flamengo.
“A maioria dos meus amigos, colegas e familiares é de flamenguistas, mas eu me destaco entre eles, pois não ando sem o Manto e, quando se fala de Flamengo, todos se lembram de mim e respeitam esse amor imenso que sinto”, enfatiza.
Segundo Gargano, o time do Flamengo está no caminho certo, precisando de algumas peças para crescer no próximo ano. “Enquanto tiver 1% de chance, 99% são de fé no Mengo”, sustenta.
O amor ao Rubro-Negro carioca é tanto que Gargano registrou seu filho mais novo, hoje com 3 anos, de Athos Mengo. É mais uma homenagem ao time do coração.
Da Bahia para o Piaui. É lá que vive outro fanático torcedor flamenguista. Trata-se de Valdecy Xisto, o embaixador do Flamengo no território piauiense.
Para Xisto, o Flamengo vem em primeiro lugar. Até no carro é tudo vermelho e preto.