Notibras

Torcida faz a festa no Independência com o América dando seu adeus à Série B

Após quatro anos, o América-MG está de volta à elite do futebol nacional. Diante de um Estádio Independência lotado e um adversário em clima de tensão, o time mineiro empatou com o Ceará por 1 a 1 neste sábado, em jogo válido pela 37.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e garantiu o acesso à Série A. De outro lado, o Ceará não tem muito o que comemorar e vai decidir se permanece na segunda divisão apenas na última rodada

Com o resultado, o América chegou aos 64 pontos e caiu para a quarta colocação. De qualquer maneira, o time não pode mais ser alcançado pelo Bragantino, quinto colocado, com 60, já que resta apenas um jogo para o fim da competição. Um acesso que poderia ter acontecido ano passado, quando o time perdeu seis pontos por escalar um jogador irregular.

No próximo sábado, o América-MG enfrenta o campeão Botafogo, no Engenhão, para buscar uma posição melhor na tabela. O Ceará, por sua vez, continua na zona da degola, em 17.º lugar, com 42 pontos, e terá o confronto direto com o Macaé, 15.º colocado, com 43 pontos. O duelo vai definir o último rebaixado da competição, que também pode ser o Oeste, 16.º colocado, com 43 pontos.

Nos primeiros minutos, o América-MG conseguiu impor seu jogo e se aproveitou de algumas falhas cearenses. O Ceará mal conseguia ficar com a bola no pé, mas aos poucos o time conseguiu se acertar em campo e mostrou que a vontade de permanecer na Série B é maior que tudo. Aos 11 minutos, Siloé colocou o time visitante na frente do placar. Após lançamento, o atacante escorou de cabeça, recebeu de volta e chutou para o fundo do gol

Depois deste gol, o jogo esfriou um pouco. Mas antes do fim da primeira etapa, o América-MG pressionou até conseguir o gol de empate. Aos 43 minutos, Wesley Matos aproveitou um cruzamento na área e cabeceou para deixar tudo igual.

O segundo tempo começou bastante truncado e os dois times tiveram dificuldades para criar oportunidades. De qualquer maneira, o Ceará passou um bom tempo com a bola e ensaiou uma pressão. Aos 19 minutos o clima do jogo esquentou. Após desentendimento, Siloé e o zagueiro Alison foram expulsos.

Após as expulsões, o time mineiro cresceu no jogo e teve duas boas chances de virar. Primeiro, o zagueiro Charles tirou uma bola de cima da linha, após chute de Pablo. Depois, foi a vez do goleiro Éverson espalmar uma pancada de Tony e evitar um resultado pior. Antes do jogo terminar, Richarlison, do América-MG, também foi expulso. Os últimos minutos foram tensos para os mineiros, até o apito final. Daí a torcida soltou o grito de alegria.

Sair da versão mobile