Tornado atinge o Paraná, destrói casas e afeta mais de 12 mil pessoas
Publicado
emO Paraná deve estar preparado para enfrentar chuvas torrenciais pelas próximas 48 horas, advertiu op serviço de meteorologia do Estado. Crescem as suspeitas de que um tornado tenha varrido a região no domingo, 12. A expectativa é de cheias e inundações em áreas urbanas.
Tarcísio Valentim da Costa, meteorologista do Simepar, revela que um novo tornado teria atingido o município de Francisco Beltrão, mas o órgão não confirmou a informação. “Nosso especialista em radar vai fazer a análise, mas o que temos é que foi um vendaval muito forte e pelos estragos pode ter passado de 100 (km) por hora”, explicou.
Segundo boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, 12.504 pessoas foram afetadas pelas chuvas em 35 municípios do estado. São 157 pessoas desabrigadas e desalojadas e 21 feridos. Uma casa foi destruída e 1.885 danificadas. O órgão monitora as chuvas, com informações do Simepar, e envia alimentos, colchões, lonas e telhas para a população atingida.
Uma frente fria que se desloca pela Região Sul do país, associada ao ar úmido e quente vindo do norte, provoca chuvas intensas nos três estados, segundo o Simepar. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para a região, com riscos de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo.
No Rio Grande do Sul, as fortes chuvas causaram alagamentos e falta de energia em diversos pontos da região metropolitana de Porto Alegre e do litoral norte do estado. Em Novo Hamburgo, quatro rios transbordaram e 400 pessoas foram afetadas.