O novo SUV compacto da Toyota será feito na fábrica de Sorocaba (SP) a partir de 2021. A monytadora confirmou um investimento de R$ 1 bilhão no parque industrial onde já são feitas as linhas Etios e Yaris. O SUV inédito será baseado no DN Trec, revelado como protótipo no Salão de Tóquio de 2017. A informação foi antecipada pelo Jornal do Carro à época.
A fabricante não revelou detalhes do modelo. Mas o inédito SUV brasileiro da Toyota deve ser o primeiro produzido sobre a versão encurtada da plataforma modular TNGA, a TNGA GA-B. Na estratégia de eletrificar toda a gama nos próximos dez anos essa plataforma é a garantia de tal possibilidade.
A Toyota tem pressa. O segmento de SUVs compactos é o que mais cresce no mundo e a marca não tem nenhum modelo do tipo no Brasil – onde o mercado total de SUVs já representa cerca de 25% dos emplacamentos.
A empresa chegou a estudar a vinda do CH-R, mas desistiu da ideia por causa dos altos custos. Além disso, o CH-R não atendia as necessidades do consumidor brasileiro em termos de espaço e porta-malas. Ele usava a mesma plataforma do Corolla.