O presidente Jair Bolsonaro esteve em Minas Gerais, neste sábado, 26, para vistoriar o desastre provocado com o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, e tomar providências ao lado do governador mineiro Romeu Zuma, a quem colocou toda a estrutura do Governo Federal à disposição.
Bolsonaro disse que vai trabalhar para atender as vítimas, cobrar pelos danos causados e evitar novas tragédias. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias como a de Mariana e Brumadinho”.
Em postagem no Twitter, o presidente foi categórico com as ações prometidas. Isso, escreveu no microblog, é “ara o bem dos brasileiros e do meio ambiente.” Após sobrevoar a região e participar de reuniões, Bolsonaro voltou a Brasília.
Já em Brasília, Bolsonaro disse por meio de nota, que adotará “todas” as “medidas necessárias” para que tragédias como a de Brumadinho não se “repitam” ou fiquem “impunes”. Na nota, ele relatou que esteve pela manhã deste sábado em Brumadinho. “Sobrevoei a área, verifiquei a extensão dos danos e confesso minha tristeza, principalmente pela perda lamentável de vidas humanas”, afirmou.
“Acompanhei, juntamente com o governador Romeu Zema, a avaliação das equipes dos órgãos governamentais e determinei que o governo Federal proporcione total suporte à população vitimada por esse desastre”, ressaltou. Disponibilizaremos recursos humanos, financeiros e tecnológicos para apoiar o Estado de Minas Gerais”, concluiu.