Ainda não há certeza se o vereador carioca César Maia (DEM), candidato ao Senado pela coligação “Rio em 1º lugar”, do governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB) poderá disputar o cargo. O julgamento do pedido de registro do político ocorrido nesta quarta-feira (13), foi suspenso por pedido de vista do juiz Fábio Montenegro, após o relator, desembargador Abel Gomes, votar por deferimento.
A candidatura de Maia, que é cabo eleitoral do presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves (MG) entre os candidatos a senador no Rio, não é unanimidade dentro da coligação de Pezão. Muitos peemedebistas e políticos de partidos da coligação do governador já declararam apoio ao candidato do PDT ao Senado, Carlos Lupi, que apoia a reeleição de Dilma Rousseff e surgiu para enfraquecer o movimento “Aezão”. Entre eles, o candidato a deputado federal Pedro Paulo (PMDB), ex-chefe da Casa Civil do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, desafeto político de Maia.
Na mesma sessão, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro negou o registro de 26 candidatos, entre eles os da chapa do PCB ao Senado, encabeçada por Eduardo Serra. Restam 92 pedidos de registro e embargos de declaração, que serão julgados até o prazo final de 21 de agosto. A próxima sessão plenária, com julgamento de candidatos, será no dia 18.