A obra de Portinari (1903-1962) vai embarcar em Deodoro. A partir desta terça-feira (29), o ramal olímpico contará com mais um trem Expresso-Rio 2016, que passará pelas estações levando imagens de campeões olímpicos junto às obras do artista plástico adesivadas na parte externa dos vagões.
Esse é o segundo trem olímpico que circula pelos trilhos do sistema ferroviário, em uma parceria da Secretaria de Transportes e a Supervia com o programa de cultura Celebra, do Comitê Rio 2016. O primeiro veículo, com trechos de autores nacionais e fotos dos atletas paraolímpicos, foi lançado em setembro.
– Estamos confiantes de que o sistema de mobilidade do Rio estará pronto para receber nossos atletas e visitantes durante os Jogos Olímpicos com conforto e comodidade. O Expresso-Rio 2016 é o segundo dos trens decorados com motivos olímpicos e ainda teremos a honra de contar com a obra de Cândido Portinari nas composições. Certamente, será um sucesso – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Ao todo são 14 reproduções de obras de Portinari, com destaque para imagens que reproduzem crianças brincando e o painel Paz, da obra Guerra e Paz, que integra o acervo das Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os campeões olímpicos retratados estão Giovane Gávio, Jaqueline Carvalho, Fabiana Alvim, Thaísa Menezes, Jaqueline, Paula Pequeno e Sheila Castro – todos do vôlei – e os velejadores Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt.