Passageiros se revoltaram na tarde desta segunda-feira (13) quando um trem do ramal de Santa Cruz parou próximo à estação de Deodoro por volta das 15h30. Eles tiveram que seguir a pé pela linha férrea e, quando chegaram na estação, fizeram um protesto pedindo informações e o dinheiro da passagem de volta.
Os passageiros recebiam um vale-viagem, mas os passageiros gritavam “Dinheiro, dinheiro”. Um homem chegou a quebrar uma catraca da estação com os pés. A devolução do valor da passagem só começou quase uma hora depois, às 16h15.
Por volta das 15h30, um trem parou próximo a Deodoro, afetando a circulação do ramal de Santa Cruz. Dentro do trem, os passageiros ouviram pelo alto-falante que a viagem terminava ali. Eles tiveram que descer da composição e andar pelos trilhos. Revoltados, lotaram a estação e começaram um tumulto. O ramal ficou parado por uma hora e meia.
A Secretaria de Transportes informou que provavelmente a paralisação da circulação do ramal foi resultado de um ato de vandalismo: uma corda teria sido jogada do alto de uma ponte na rede aérea da ferrovia e, quando o trem passou, o pantógrafo, que é o da composição que faz o contato com a rede de energia, ficou preso e a rede caiu. Linhas de ônibus reforçaram o transporte na região.