Um velho sonho de Brasília e das cidades mais próximas do Entorno do Distrito Federal começa a ganhar força. É o projeto de ligação por terra (ferrovia e rodovia) da capital da República e Goiânia e a Luziânia. Trata-se de trem de cargas e passageiros, que circulará na Ferrovia do Pequi, e de ônibus expresso BRT, que hoje vai até Santa Maria.
Os projetos vão sair do papel. Foi o que garantiu a deputada Liliane Roriz (PRTB), que acompanhou os governadores Rodrigo Rollemberg (DF) e Marconi Perillo (GO) em audiência ao ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, nesta segunda-feira, 17. Segundo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) até o fim de outubro haverá um procedimento de manifestação de interesse público (PMI) para construção de linha ferroviária para um trem de passageiros e carga entre Brasília e Goiânia.
“Eu diria que este é um dia histórico para essa região de Brasília e Goiânia. A transformação da linha férrea entre Brasília e Luziânia em [linha para] trem de passageiros vai atender a uma população muito grande que se desloca diariamente para trabalhar na capital”, disse Rollemberg.
A cidade de Luziânia fica a aproximadamente 60 quilômetros de Brasília e faz parte da região conhecida como Entorno do Distrito Federal. Muitos dos moradores de Luziânia e de outras cidades do Entorno, como Valparaíso e Cidade Ocidental, trabalham e estudam na capital federal.
Segundo Rollemberg, 15% das pessoas que trabalham no Distrito Federal moram no Entorno. A capital goiana, por sua vez, fica a cerca de 200 quilômetros de Brasília. De acordo com o governador do DF, a ideia é um trem de média velocidade ligando as duas capitais, que atenda também à população de Águas Lindas, cidade goiana localizada a 55 quilômetros da capital federal.
Além dos governos de Goiás e do DF, as propostas têm apoio da Assembleia Legislativa de Goiás e da Câmara Legislativa do DF, disse Rollemberg. Perillo informou que as ações também foram “muito bem recebidas” pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT no encontro de hoje. Segundo o governador de Goiás, foi discutida na reunião, também, a possibilidade de estender o trajeto do BRT – ônibus que percorre linha exclusiva ligando Brasília a Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal – até a cidade de Luziânia.
A ideia de construir o transporte ferroviário que liga a capital do país à capital goiana e a de adaptar a ferrovia Brasília-Luziânia para o transporte de passageiros não são novas e nasceram ainda no governo de Joaquim Roriz. Liliane resgatou o sonho do pai, aliando à necessidade de melhorias para o transporte na região do Distrito Federal e do Entorno, para então, buscar com os governos uma forma de viabilizar os projetos.
Liliane não escondeu a emoção de conseguir datas marcadas para que os projetos saiam do papel. “Sempre foi um sonho do meu pai tirar esses trens do papel e coloca-los nos trilhos. Além disso, não podemos esquecer que mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas, diariamente, com esses projetos. Vitória para a união entre os governos federal, de Goiás e do DF que entenderam a grandeza da idealização de Joaquim Roriz”, disse a parlamentar.
Felipe Meirelles