Estresse
Tremores nas pálpebras são sinal de que corpo cansou
Publicado
em
Nair Assad, Edição
O estresse é tido como o mal do século e para a população brasileira a situação é ainda mais complexa. Pesquisa realizada pela Associação Internacional do Controle ao Estresse constatou que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo – atrás apenas do Japão.
O oftalmologista José Cardoso explica que o corpo reage de várias maneiras quando o incômodo resolve aparecer.
“O estresse crônico prejudica a saúde física e mental. Um dos sinais do surgimento é o comportamento das pálpebras. Muitos pacientes reclamam de tremores no lugar e o estresse é um dos principais motivos. Geralmente acometem um olho só”, conta.
De acordo com o especialista, o consumo excessivo de cafeína e termogênicos também pode influenciar. Ainda segundo ele, o comportamento incomum das pálpebras também pode indicar alguma irregularidade ocular.
“Conjuntivite alérgica, feridas e corpos estranhos dentro dos olhos incentivam o desconforto. Palpitações que duram mais ou menos sete dias geralmente estão relacionadas ao estresse. Se o incômodo passar desse período, é sinal de que algo está acontecendo. Por isso, é importante visitar um oftalmologista”, alerta o médico.
José Cardoso acrescenta que há mais uma diferenciação entre tremores de estresse e patologia ocular. “Os que não fecham completamente a pálpebra estão normalmente relacionados ao estresse. Se o olho fechar por conta das palpitações, o indivíduo deve procurar um médico, pois além das doenças e incômodos citados, pode ser a manifestação de uma ceratite (inflamação na córnea – camada transparente que protege os olhos)”, finaliza.
