Curta nossa página


Olho no dinheiro

Tribunal coopera com Buriti e reduz riscos de danos ao erário

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto de Arquivo

O Tribunal de Contas do Distrito Federal realizou nesta quinta-feira (23), uma reunião para tratar do planejamento estratégico da instituição para os próximos anos. O presidente do Tribunal, Conselheiro Manoel de Andrade, destacou a necessidade de atuar de forma pedagógica junto ao Governo do Distrito Federal (GDF), assegurando que as políticas públicas destinadas à população de Brasília sejam eficazes. “É preciso fazer a máquina pública chegar aos que mais precisam”, afirmou o presidente.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto “Visitas aos Gestores do GDF”, que tem como principal objetivo fortalecer o diálogo entre o TCDF e os gestores públicos. A ideia da atual gestão é identificar e reduzir riscos em ações governamentais que possam resultar em danos ao erário; disseminar boas práticas de governança; e esclarecer dúvidas sobre normativos e processos fiscalizatórios.

Na apresentação, o presidente lembrou que essa busca pelo diálogo e pela interação é marca registrada da sua trajetória profissional, desde os tempos em que era parlamentar. “E, na minha última gestão à frente do TCDF, fiz mais de 50 reuniões institucionais com os gestores do GDF e representantes do meio acadêmico e do setor produtivo”, ressaltou o conselheiro Manoel de Andrade. Ele ainda destacou que as “Visitas aos Gestores do GDF” buscam promover maior celeridade no julgamento das contas públicas, contribuindo para a melhoria da gestão distrital, a promoção do controle social e a transparência administrativa.

Na reunião, também foi apresentada a Cadeia de Valor do Tribunal, abrangendo os macroprocessos e processos de trabalho da Corte, bem como os valores e benefícios gerados pela atuação do TCDF. O diretor da Divisão de Planejamento e Modernização Administrativa (Diplan), Luiz Genédio, ressaltou a importância de concentrar esforços naquilo que gera valor para a sociedade. “Nosso foco deve ser sempre o impacto positivo para os cidadãos do DF, garantindo que nossa atuação resulte em melhorias efetivas”, afirmou.

Participaram da reunião representantes do Gabinete da Presidência, da Diplan, da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex), da Secretaria de Sessões (SS), da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Escola de Contas (Escon), da Assessoria de Comunicação (Ascom), do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE), da Divisão de Controle Interno e da Ouvidoria do TCDF.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.