Uma auditoria do Tribunal de Contas encontrou uma série de falhas em projetos básicos de engenharia realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Novacap entre 2011 e 2014.
Segundo o relatório, os órgãos deixaram de emitir documentos essenciais de medição, impacto ambiental e gerenciamento de materiais.
A corte informou que os erros geram prejuízo aos cofres públicos e impedem a fiscalização dos contratos, informa o G1.
Em nota, a Novacap afirmou que está colhendo informações com a área técnica e que vai responder ao próprio tribunal. O diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, disse que o órgão ainda não foi notificado oficialmente sobre o relatório, mas vai “apurar as informações e corrigir possíveis falhas”.
A auditoria avaliou projetos contratados ou executados entre janeiro de 2011 e abril de 2014, com um valor total de R$ 2,5 bilhões. Segundo o corpo técnico do tribunal, 88% das obras da Novacap não tinham levantamento topográfico prévio, ponto de partida para as alterações de terreno.
Três em cada quatro obras da companhia não tinham ensaio geotécnico – documento que explica o tipo de solo no local da obra, e descreve a composição da brita ou do cascalho que será utilizado no asfalto. Segundo o tribunal, o ensaio é fundamental para definir a espessura da pavimentação, o tipo de asfalto e a resistência dos materiais empregados na construção.