Notibras

Tribunal do Júri absolve policiais que participaram do ‘Massacre da Estrutural’

Foram absolvidos, neste sábado, 29/8, pelo Tribunal de Júri de Brasília, os nove policiais militares acusados por homicídios, durante a operação Tornado, realizada em 1998 a fim de desocupar área da antiga Estrutural, que resultou em confrontos entre a polícia e a comunidade local. O Júri teve início em 24/8 e se encerrou neste sábado, em sessão reaberta às 10h30, depois de haver sido suspensa às 00h30 da sexta-feira após os debates.

O juiz-presidente leu a sentença, em conformidade com a decisão dos jurados, absolvendo todos os acusados: Luiz Henrique Fonseca Teixeira; Rodrigo Moreira de Souza, Wolney Rodrigues da Silva, Antônio da Costa Veloso, Francisco Alves de Lima, Vangelista Pereira de Sousa, Cássio Marinho, Eduardo Araújo de Oliveira e Carlos Chagas de Alencar e declarou extinta a punibilidade do acusado Daniel de Souza Pinto Júnior. A sessão foi encerrada às 15h deste sábado, após seis dias de julgamento.

A princípio eram 12 os acusados, porém um deles, Daniel de Souza Pinto, faleceu e outro, Alexandre Nogueira Martins, foi impronunciado. A pedido da defesa o décimo réu, Márcio Serra Freixo, teve seu julgamento desmembrado e será levado perante o júri, no próximo dia 9/9. Oito dos nove acusados estavam presentes ao julgamento, um deles, Eduardo Araújo de Oliveira, não compareceu mas foi julgado e absolvido à revelia.

Sair da versão mobile