Oito de onze
Tripulantes são resgatados de avião americano que caiu
Publicado
emAo todo, oito das 11 pessoas que estavam no avião da Marinha dos Estados Unidos que caiu nesta quarta-feira no Oceano Pacífico, ao sudoeste do Japão, foram resgatadas com vida, informou o governo japonês.
O ministro de Defesa japonês, Itsunori Onodera, disse à emissora pública “NHK” que as operações de resgate foram feitas pelo Exército dos Estados Unidos e pelas Forças de Autodefesa do Japão, “que enviou embarcações e outros ativos”.
O avião caiu enquanto se dirigia para o porta-aviões USS Ronald Reagan, que fazia manobras com as Forças de Autodefesa do Japão, segundo o ministro. O Exército dos Estados Unidos informou às autoridades japonesas que um problema no motor poderia ter sido a causa do acidente, que aconteceu a 150 quilômetros das ilhas Okinotori, no sudoeste do arquipélago japonês.
O avião caiu no Mar da Filipinas, ao sudoeste do Japão, às 14h45 (horário local, 4h45 de Brasília), de acordo com a Sétima Frota dos Estados Unidos.
O USS Ronald Reagan participou na semana passada com outros dois porta-aviões americanos de exercícios conjuntos com as Marinhas da Coreia do Sul e do Japão, num momento de elevada tensão por conta do programa nuclear e dos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte.
Nos últimos meses a grande atividade militar dos Estados Unidos na região provocou acidentes, como a colisão do USS John S McCain com um petroleiro em Cingapura em agosto, que deixou dez mortos e cinco feridos. Em maio, o USS Lake Champlain se chocou com um pesqueiro sul-coreano.