Briga pela Caxemira
Tropas da Índia e Paquistão voltam a se enfrentar
Publicado
emOs exércitos da Índia e Paquistão trocaram fogo pesado na manhã desta sexta-feira, 12 (horário local) na fronteira da Caxemira, região disputada pelos dois países. Não há notícias de perdas humanas. O Exército indiano afirmou que o Paquistão violou o acordo de cessar-fogo e começou a atirar em postos indianos e áreas civis no setor de Mendhar. “Estamos retaliando eficaz e fortemente nas áreas de Mankote em Mendhar”, disse uma fonte do Exército.
Esta é a quinta maior troca de fogo entre os dois exércitos desde 6 de julho. A nova rodada de violações do cessar-fogo começou depois de mais de um mês de calmaria na violência na fronteira. Dois soldados sofreram ferimentos graves na troca de tiros de 6 de julho, enquanto no dia 8 de julho um civil foi ferido no setor de Nowshera, no vale da Caxemira.
A Índia acusa o Paquistão de ter violado o acordo de cessar-fogo mais de 1.248 vezes em 2019. Em 2003, os dois países vizinhos assinaram um acordo de cessar-fogo no LoC , então anunciado como a maior medida de construção da confiança (CBM) entre eles. As relações entre a Índia e o Paquistão têm sido historicamente tensas em relação às reivindicações concorrentes de partes da região da Caxemira desde a independência do primeiro do Império Britânico em 1947.