Notibras

Tropas Federais deixam o comando do Complexo da Maré após 15 meses

Nesta terça-feira (30) as Forças Armadas deixarão o Complexo de Favelas da Maré para a entrada da Polícia Militar.  O evento de encerramento acontecerá às 11 horas na Base da Força de Pacificação, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR-RJ) e contará com a presença do General de Divisão Carlos Alberto Neiva Barcellos.

O Exército ficou no comando da comunidade um ano e três meses. Nesse período, as tropas federais realizaram mais de 83.000 ações, 674 prisões, 255 apreensões de menores e 1.356 apreensões de drogas, armas, munições, veículos, motos e materiais diversos.

As ações das tropas federais foram pautadas pelos princípios da proporcionalidade e uso gradual da força, respeitando as regras de engajamento previstas para esta Operação, buscando evitar danos colaterais à população local.

Antes de abril de 2014, a taxa anual de homicídios na área de ocupação da Operação São Francisco era de 21,29 mortes por 100 mil habitantes ao ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Após a ocupação das tropas federais, essa taxa caiu para 5,33 mortes.

Com o auxílio do Disque-Pacificação, as tropas contaram com o apoio da comunidade que repassou cerca de 3.000 informações. Durante a missão, foram realizadas ações cívico-sociais em parcerias com órgãos governamentais, como a Justiça Itinerante, que celebrou casamentos, promoveu registros, emissão de documentos entre outros.

Sair da versão mobile