Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiram retomar as negociações comerciais entre os dois países. Em encontro que ocorreu neste sábado, 29, à margem da cúpula do G-20, em Osaka, Washington desistiu de aplicar novas tarifas às importações chinesas, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.
“Pelo menos por enquanto” Washington não irá impor novas tarifas e nem irá retirar as que já existem, disse Trump em uma coletiva de imprensa no G-20. “Vamos continuar negociando.” O presidente americano classificou a reunião com o líder chinês como “excelente” e disse que as negociações bilaterais “estão bem encaminhadas”. O esperado encontro buscava uma saída para a guerra comercial entre os dois países.
“Tivemos uma ótima reunião com o presidente chinês. Diria que foi excelente”, declarou Trump após o encontro. “Voltamos a um bom caminho”, afirmou o presidente, prometendo, em breve, um comunicado das duas partes.
Na abertura dos trabalhos, Xi havia manifestado sua convicção de que “o diálogo” é preferível à “confrontação”. Trump, por sua vez, respondeu estar pronto para um acordo “histórico” sobre as relações comerciais.