Curta nossa página


Retaliações...

Trump dá passo para tentar desestabilizar e enfraquecer Xandão

Publicado

Autor/Imagem:
Marta Nobre - Foto de Arquivo

A Trump Media & Technology Group, empresa de mídia de extrema-direita de Donald Trump, entrou com uma ação nesta quarta-feira (19) contra Alexandre de Moraes, em um tribunal da Flórida, junto com a plataforma de vídeos Rumble. Os dois grupos alegam que  Xandão teria censurado ilegalmente o discurso político nos Estados Unidos e violado a soberania americana. Até o momento, o ministro do Supremo Tribunal Federal  não se pronunciou sobre o caso.

Donald Trump é o principal acionista da Trump Media, empresa responsável pela rede social Truth Social. A plataforma, popular entre figuras da direita americana, ganhou destaque durante a pandemia de covid-19, quando o Twitter passou a bloquear contas por divulgação de desinformação e discurso de ódio. Já o Rumble, que funciona de maneira semelhante ao YouTube, abriga perfis de bolsonaristas bloqueados em outras redes sociais.

As empresas acusam Moraes de violar a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão e de imprensa, ao ordenar a remoção de contas de usuários no Rumble. Segundo o New York Times, primeiro veículo a tornar o caso público, as plataformas argumentam que essas decisões judiciais no Brasil afetam o modo como os perfis são exibidos nos Estados Unidos, o que, segundo elas, infringiria a legislação americana.

A Truth Social não foi diretamente impactada pelas ordens judiciais brasileiras, mas, de acordo com seus advogados, utiliza tecnologia do Rumble e, por isso, seria indiretamente prejudicada pelos bloqueios.

…………………………………….

Marta Nobre é Editora-Executiva de Notibras

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.