Notibras

Trump eleva tom e manda a Rússia sair da Venezuela

Foto: Michael Reynolds/Reuters - EstadãoConteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom nesta quarta, 27, exigindo que a Rússia saia da Venezuela. ‘Todas as opções estão abertas’, disse ele em recado para o presidente russo Vladimir Putin.

“A Rússia tem que sair (do território venezuelano)”, disse Trump a repórteres durante uma reunião com a esposa do líder da oposição venezuelana Juan Guaidó.

No início da semana, o secretário de Estado americano Mike Pompeo, disse durante uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que os EUA não ficariam de braços cruzados com as ações da Rússia  no país comandado por Nicolás Maduro..

Um grupo de militares russos chegou à capital venezuelana de Caracas no sábado para participar de consultas com autoridades do governo local sobre a cooperação bilateral da indústria de defesa. Moscou ponderou, porém, que “nada era misterioso” porque a visita estava diretamente relacionada aos contratos que haviam sido assinados pelos dois países anos atrás.

A Venezuela vem sofrendo uma grave crise política há cerca de dois meses, depois que Juan Guaidó proclamou-se ilegalmente presidente interino, contestando a reeleição, no ano passado, de Nicolás Maduro.

Sair da versão mobile