Notibras

Trump encontra sobreviventes do massacre de Las Vegas

Fazendo o sinal da continência, o xerife Joe Lombardo (C), cumprimenta o presidente dos EUA, Donald Trump, no aeroporto de Las Vegas Foto: Reprodução/Evan Vucci/AP

Pedro Nascimento, Edição

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, aterrissaram nesta quarta-feira, 4, no aeroporto internacional McCarran, de Las Vegas, por volta das 9h40 local (13h40, em Brasília), cidade onde permanecerão por cerca de três horas visitando vítimas do ataque a tiros ocorrido domingo.

Trump e a primeira-dama, vestida completamente de preto em sinal de luto, foram recebidos por autoridades locais como a prefeita da cidade, Carolyn Goodman, e o xerife do condado, Joe Lombardo, entre outros. Acompanham eles na viagem o o líder da maioria republicana na Câmara de Deputados, Kevin McCarthy, e o deputado Mark Amodei, representante republicano do Estado de Nevada.

“Este é um dia muito triste para mim, pessoalmente”, disse o presidente americano em declarações à imprensa quando deixava a Casa Branca para viajar a Las Vegas. O republicano irá primeiro ao hospital University Medical Center para visitar os feridos e os médicos.

Depois, tem previsto se reunir na sede da Polícia de Las Vegas com as forças de segurança e serviços de emergência que responderam ao ataque e estão fazendo um “fantástico trabalho”, segundo disse Trump em suas breves declarações.

O ataque – No domingo, da janela de seu quarto no 32° andar do hotel Mandalay Bay, Stephen Paddock, um aposentado de 64 anos, disparou contra uma multidão que assistia a um festival de música country durante um intervalo de entre 9 e 11 minutos com rifles semiautomáticos que tinha modificado para que disparassem mais rápido.

Paddock matou 59 pessoas e deixou mais de 500 feridos, antes de se suicidar, segundo a Polícia. Após o massacre, Trump evitou falar do controle das armas de fogo nos Estados Unidos, ainda que na terça-feira tenha reconhecido a bordo do Air Force One que “talvez” esse debate seja reaberto “em algum momento”.

Imagens do ataque em Las Vegas – Durante a campanha eleitoral de 2016, Trump recebeu o apoio da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês), o maior grupo de lobby contrário ao controle de armas de fogo nos EUA, que destina milhões de dólares para proteger a Segunda Emenda da Constituição, que protege o direito a portar armas.

Trump deve deixar Las Vegas à 13h10 local (17h10, em Brasília) para retornar a Washington.

Sair da versão mobile