Canidato é Izalci
Tucanos viram ave de rapina e implodem acordo com Cidadania
Publicado
emUm racha de consequências imprevisíveis praticamente selou nesta terça, 26, o rompimento, ao menos m Brasília, da Federação PSDB-Cidadania. Embora com ampla maioria no diretório regional, e presidente local da legenda, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) foi escanteada pelo diretório nacional (onde o PSDB tem maior número) e afastada da disputa pelo Palácio do Buriti. O candidato oficial será o tucano Izalci Lucas. A nível nacional, ele venceu por 13 a 6, quando havia perdido, em Brasília, por 8 a 3.
Paula queria uma composição: se não fosse ela a candidata, que todos se unissem ao senador Antônio Reguffe (União Brasil), que também postula ser governador. A deputada questionou a viabilidade eleitoral de Izalci, dizendo que o tucano anda patinando entre 3 e 4 por cento nas pesquisas, sem condições, consequentemente, de alçar voo para sentar na cadeira hoje ocupada por Ibaneis Rocha (MDB), que tentará a reeleição.
O imbróglio pode acabar na Justiça Eleitoral. Pelos estatutos das federações partidárias, eleições regionais devem ser definidas por quem tem maioria. Apesar disso, Izalci, que não engoliu a derrota em Brasília, recorreu aos seus ‘superiores’. E deu no que deu. Ao menos por enquanto.