Tufão provoca a evacuação de 1 milhão de pessoas na China
Publicado
emUm poderoso tufão atingiu violentamente as províncias costeiras chinesas de Zheijiang e Jiangsu, este sábado. A chuva intensa e os ventos fortes obrigaram à retirada de perto de um milhão de pessoas na região e ainda afectaram as províncias de Fujian e Anhui, assim como algumas zonas das Filipinas, de Taiwan e do Japão.
Nesta altura do ano, é relativamente comum a passagem de tufões, vindos do Mar do Sul da China. Mas o tufão Chan-Hom, que chegou, este sábado, a várias regiões chinesas, é o mais violento a atingir Zheijiang, desde 1949, diz a agência estatal Xinhua.
Somando os habitantes deslocados desta província e da região de Jiangsu, contam-se perto de um milhão de pessoas que se viram forçadas a abandonar as suas casas.
A tempestade provocada pelo tufão originou ventos de mais de 170 km por hora, chuvas intensas e forte ondulação em várias cidades do país. Todas as escolas da região foram fechadas e centenas de comboios não sairão da estação neste sábado. Face à forte agitação marítima, que originou ondas de dez metros, as autoridades ordenaram, também, o regresso a terra de mais de 50 mil barcos.