A Grande Assembleia Nacional da Turquia ratificou o protocolo sobre a adesão da Finlândia à Otan, disse o vice-presidente Haydar Akar. Assim, todos os membros da Otan ratificaram a adesão da Finlândia à aliança e restam apenas alguns procedimentos formais.
“Para a ratificação do protocolo de adesão da Finlândia à Otan foram necessários 276 votos. Parabéns à Finlândia e aos seus cidadãos”, disse Akar.
Antes de a Finlândia se tornar oficialmente membro da Otan, ocorrerá uma troca de cartas, após a qual os documentos de adesão de Helsinque devem ser formalmente apresentados ao Departamento de Estado dos EUA, que atua como depositário da aliança sob o Tratado de Fundação da Otan de 1949.
Em 23 de março, a Comissão de Relações Exteriores do Parlamento turco considerou a ratificação do protocolo da Finlândia sobre a adesão, adotou-o e posteriormente o submeteu ao Parlamento para consideração.
No final do dia, o presidente finlandês Sauli Niinisto comentou sobre a ratificação da candidatura de Helsinque e disse esperar agora que a Suécia entre na aliança o mais rápido possível.
“Todos os 30 membros da Otan já ratificaram a adesão da Finlândia. Quero agradecer a cada um deles por sua confiança e apoio. A Finlândia será um Aliado forte e capaz, comprometido com a segurança da Aliança. A Finlândia agora está pronta para ingressar na Otan. Estamos ansiosos para receber a Suécia para se juntar a nós o mais rápido possível”, disse Niinisto em sua conta na mídia social.