A Secretaria de Turismo acaba de inaugurar, com as presenças representantes de dezenas de instituições e associações do artesanato e manualistas de Brasília, o espaço dedicado a esse setor. A iniciativa inédita promete potencializar o desenvolvimento do turismo, por meio das diversas possibilidades presentes no artesanato. A ação foi celebrada com muito entusiasmo pelos representantes presentes.
O Espaço Cultural do Turismo e Artesanato fica localizado na 507 Sul, no prédio que foi reformado, grafitado por artistas renomados das regiões administrativas, e será o principal ponto de apoio para a economia criativa, fomentando o turismo. Um verdadeiro centro de capacitação para os artesãos e manualistas de Brasília que receberam a chave das mãos do secretário de Turismo, William Almeida.
“Este espaço é fruto de um trabalho integrado iniciado pela Setur-DF, em parceria com a CDL/DF e as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Obras, Codeplan, CEB e Detran, sob a liderança do governador Ibaneis Rocha. Não medimos esforços para reconstruir e revitalizar este ambiente que estava abandonado. O principal objetivo é proporcionar oportunidades para o crescimento profissional e o desenvolvimento dos artesãos, fomentar a economia criativa, buscando desenvolvimento do turismo, gerando, cada vez mais, emprego e renda”, afirma o secretário.
Representantes de institutos, associações, centro de ensino de artesanato estiveram presentes e celebraram a inauguração do espaço. Para Marley Santos, vice-diretora da Associação Ceilândia Centro, essa será uma grande oportunidade de aproximar o artesanato das regiões administrativas com os moradores e visitantes que passam diariamente pelo local. “Este é um espaço muito bem localizado, de fácil acesso para todos nós, é que servirá de apoio e incentivo para todas as 30 artesãs associadas, que agora, podem contar com desfrutar de tudo isso”, celebra Marley.
Hebert Amorim, presidente da Feira da Torre de TV, elogiou a iniciativa da secretaria de Turismo. “A Feira da Torre de TV vem recebendo apoio deste governo por meio das ações da Setur, e a inauguração deste espaço é a prova disso. Estamos otimistas e contamos com o apoio para que as associações estejam mais presentes na feira. Parabenizo o secretário e a Setur”.
Este espaço, assim como as lojas do artesanato de Brasília, localizadas nos shoppings Pátio Brasil e Alameda, e as diversas feiras e exposições promovidas pela Setur, pretendem ser um polo de escoamento dos produtos de artesanato, mas principalmente, integrar todos os projetos e pessoas ligadas ao movimento. Os mestres artesãos também estarão presentes.