Curta nossa página


Turistas resgatados após passarem a noite presos em teleférico a 3 km de altura

Publicado

Autor/Imagem:


Trinta e três turistas, incluindo um menino de 10 anos, foram resgatados nesta sexta-feira (09), depois de passarem a noite presos nas cabines do teleférico sobre o Mont-Blanc – a montanha mais alta da Europa – devido a uma falha no equipamento.

O teleférico “Panorâmico Mont-Blanc” desliza no ar entre as geleiras do Vale Branco e permite atravessar o maciço da França à Itália. Ele é composto por cabines de quatro lugares cada.

Às 16h locais (11h, em Brasília), um problema nos cabos das cabines, que se cruzaram “por razões inexplicáveis”, segundo o presidente da associação do Mont-Blanc, Mathieu Dechavanne, deixou 110 pessoas suspensas no teleférico. Elas dispunham de kits de sobrevivência compostos de cobertores, barrinhas de alimentos energéticos e água.

O incidente aconteceu em um trecho de 5 km entre a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude) e a Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Mont-Blanc. Diante da impossibilidade de reparar o teleférico, as autoridades mobilizaram quatro helicópteros, franceses e italianos, para evacuar as pessoas presas.

Uma piora das condições meteorológicas, que já eram difíceis no início da operação, e o cair da noite forçaram a interrupção da operação, que foi retomada na manhã desta sexta-feira. Outras 77 pessoas que também permaneceram retidas no teleférico foram resgatadas durante a noite: 48 por helicóptero e 29, que estavam em cabines mais próximas do solo, de rapel por socorristas franceses e italianos.

Cinco funcionários das equipes de emergência, três franceses e dois italianos, conseguiram acesso a algumas cabines e passaram a noite com os passageiros. Um deles chegou ao local onde estava a criança. “A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo”, disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.

Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram presos por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta. Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.