Pavio curto
Turquia acusa Israel de empurrar Oriente Médio para a guerra
Publicado
emO presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou Israel de usar agressão desnecessária na Síria e culpou Tel Aviv por empurrar toda a região para uma guerra em larga escala.
Segundo ele, a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém foi um “grande erro”. Ele repetiu sua posição de que “Jerusalém Oriental é a capital da Palestina” e que “quando um Estado palestino for estabelecido”, uma embaixada turca será aberta lá.
Em entrevista à BBC árabe neste domingo, 13, Erdogan disse que Israel está “semeando medo e empurrando” a região do Oriente Médio para a guerra.
O líder turco também denunciou um ataque aéreo israelense à Síria que ocorreu há três dias, chamando-o de ataque à soberania da nação sitiada, agora em seu sétimo ano de guerra civil.
Erdogan também criticou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de se retirar do acordo nuclear iraniano. Ele tem criticado constantemente as ações recentes dos EUA e de Israel. Na semana passada, ele disse à CNN que a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém foi um “grande erro”.