O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, alertou que Israel nunca veria paz na região se continuasse a negar a criação de um Estado aos palestinos.
“Acreditamos que não haverá paz na região sem o estabelecimento de um Estado palestino independente e soberano dentro das fronteiras anteriores a 1967 e com Jerusalém como sua capital. Obviamente, o problema na região não pode ser resolvido através da opressão constante dos palestinos e confiscando suas casas e terras”, disse Erdogan após uma reunião de gabinete em Ancara.
O presidente turco criticou a comunidade internacional por não cumprir as promessas que fez aos palestinos. Ele instou o seu homólogo israelense Isaac Herzog, a trabalhar para a restauração imediata da paz na região.
“Ressaltando que qualquer passo em que o povo de Gaza seja prejudicado como um todo, sem qualquer discriminação, aumentará ainda mais o sofrimento e a espiral de violência na região; todos deveriam agir com bom senso”, enfatizou Erdogan.
Erdogan disse durante o telefonema com Herzog que a Turquia está empenhada em garantir uma paz duradoura e acabar com conflitos preocupantes no Oriente Médio.