Curta nossa página


Turquia derruba caça russo, Moscou reage e ameaça retaliar

Publicado

Autor/Imagem:


A Força Aérea da Turquia derrubou nesta terça-feira (24) um caça-bombardeiro, aparentemente do modelo Mig-23, perto da fronteira com a Síria, que violou o espaço aéreo turco, informou o jornal “Hürriyet”.

O avião caiu em território sírio, a poucos quilômetros da fronteira com a província turca mediterrânea de Hatay.

Um dos dois pilotos morreu, enquanto o outro foi capturado por militantes turcomanos na Síria, um dos grupos de oposição ao regime de Bashar al Assad, segundo informou a emissora “CNNTÜRK” citando fontes locais.

Porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov afirmou que a derrubada de um avião russo por forças da Turquia é “um incidente muito sério”. Segundo Peskov, a aeronave “certamente” estava no espaço aéreo sírio, quando foi atacada. O Kremlin não descarta ações de retaliação.

A Turquia afirmou mais cedo que derrubou um jato que invadiu seu espaço aéreo e foi derrubado, após as forças turcas alertarem várias vezes para que a aeronave voltasse ao espaço aéreo sírio. As autoridades russas, porém, negaram que o avião tenha invadido o espaço aéreo do país vizinho.

A Rússia está presente na Síria para apoiar as forças do presidente Bashar al-Assad.

Nesta tarde, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) terá uma reunião de emergência às 14h (de Brasília) em Bruxelas para discutir a queda do avião russo. Em outubro, a Otan divulgou comunicado protestando contra violações russas do espaço aéreo turco e condenando essas incursões.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.