Curta nossa página


Turquia parte para ofensiva contra curdos e E.I. após ataque que matou 54 em casamento

Publicado

Autor/Imagem:


Relatos da mídia da Turquia mostram que a artilharia turca atacou posições do grupo extremista Estado Islâmico e também da oposição curda síria apoiada pelos Estados Unidos nesta segunda-feira, em resposta ao ataque suicida em uma festa de casamento curda que deixou 54 mortos, a maioria crianças, no fim de semana.

De acordo com o jornal Hurriyet, os ataques alvejaram posições ao norte da cidade de Manbij, que a força curda recém capturou do IS. Tanques e veículos blindados também foram empregados perto de Jarablus, cidade síria tomada pelos extremistas fronteira com a Turquia.

Na capital, o ministro de Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, afirmou que a Turquia irá fornecer toda a Judá necessária para “limpar” a fronteira de extremistas.

O governo, no entanto, recuou da afirmação de que o explosivo teria sido detonado por uma criança, como disse o presidente Recep Tayyip Erdogan no domingo. Hoje, o primeiro-ministro Binali Yildirim afirmou que as autoridades ainda tentam identificar o terrorista, que pode ser “uma criança ou um homem”

O ataque ainda não foi reivindicado por nenhum grupo, mas autoridades disseram que o incidente tem traços do EI, que tenta desestabilizar o país ao explorar tensões étnicas e religiosas. O incidente, que também deixou dezenas de feridos, foi o ataque mais mortífero da Turquia este ano.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.