O canal estatal chinês de televisão “CGTN” emitiu um vídeo cheio de ironia – um método pouco habitual nos veículos de imprensa oficiais deste país – no qual zomba do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em plena guerra comercial entre as duas nações.
“Obrigado por recuperar nosso sentido da humildade e mostrar as debilidades do excesso de confiança e autocomplacência, que só são virtudes do senhor”, é uma das frases do vídeo, divulgado no começo desta semana pelo canal no “YouTube” da televisão “CGTN”.
As imagens adotam a forma de uma carta a Trump lida por um apresentador de um programa econômico da televisão, Cheng Lei, que agradece com sarcasmo ao presidente americano por ter conseguido que produtos americanos como o bacon e o bourbon sejam mais difíceis de entrar na China devido às tarifas.
“Obrigada em nome dos médicos por nos fazer notar a necessidade de limitar esses produtos americanos”, diz Cheng no vídeo.
A irônica carta também agradece a Trump por suas críticas à imprensa em geral, recentemente denunciadas por centenas de diários americanos em um editorial conjunto. “Assim asseguraremos não produzir notícias falsas”, diz Cheng.
O vídeo foi publicado uma semana antes de uma delegação chinesa viajar aos Estados Unidos para dirigir uma nova rodada de conversas sobre comércio entre as duas principais economias mundiais.