Marcus Castro, Edição
A Uber construiu uma cidade falsa para realizar os testes de seus carros autônomos. Localizado em Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), a instalação possui diversas ruas e avenidas com cruzamentos complicados, carros falsos e pedestres imprevisíveis.
Toda a estrutura de Almono, nome dado à “cidade”, é projetada para testar de forma rigorosa o software do veículo autônomo. O local tem 11 mil m² e fica à beira do rio Monongahela. A empresa ainda deseja expandir sua área por mais 13 mil m².
Um dos maiores desafios para os carros são os pedestres falsos, que atravessam as ruas sem qualquer aviso. Segundo a Uber, as simulações são muito mais complexas do que a realidade que um autônomo encontrará na via pública.
“Temos obstáculos e manequins que se movem e podem atravessar a rua em frente ao carro. Temos veículos que se aproximam a todo momento. A maioria das situações é pior do que a vida real”, disse um operador do veículo, Rick McKahan.
Não são apenas os carros autônomos que devem provar suas habilidades na cidade antes de irem para ruas públicas. Centenas de operadores de veículos da Uber também são desafiados a completar uma seleção de avaliações escritas e testes no cenário para estarem aptos a monitorar os carros no mundo real.