As tropas ucranianas se tornaram ativas ao longo de toda a linha de frente na guerra contra a Rússia, mas ainda não é uma contraofensiva. A situação está sob controle, disse nesta segunda-feira. 15, Denis Pushilin, chefe interino da República Popular de Donetsk (DPR).
“Estamos vendo uma ativação real ao longo de toda a linha de contato. Essa ainda não é a contraofensiva sobre a qual se fala muito. Vemos que o inimigo está tentando sondar nossas posições, tentando fazer reconhecimento … em algumas áreas”, disse Pushilin.
Falando sobre a situação em Artemovsk (Bakhmut), Pushylin disse que houve “definitivamente uma melhora absoluta”. As forças russas estão avançando e “levando a libertação da cidade à sua conclusão lógica”, acrescentou.
No início de abril, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse que a contraofensiva de Kiev contra a Rússia poderia começar neste verão. Mais tarde, ele disse que poderia ser lançado em um futuro imediato. A mídia dos EUA informou que a contraofensiva da Ucrânia estava marcada para 30 de abril.