O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um comunicado neste domingo, 14, sobre o progresso da operação militar especial contra a Ucrânia destinada a proteger o povo de Donbass. Os russos repeliram três ataques de tropas ucranianas perto de Veseloye, Novgorodskoye e Nevelskoye, na República Popular de Donetsk.
O exército russo usou aviação, artilharia e lança-chamas pesados. Como resultado, as Forças Armadas Ucranianas (UAF) perderam centenas de soldados e dezenas de veículos de combate.
“As perdas da UAF totalizaram mais de 300 soldados ucranianos, nove tanques, quatro veículos de combate de infantaria, incluindo um veículo de combate de infantaria Bradley, quatro veículos blindados de combate, um sistema de defesa aérea Strela-10 e 27 veículos motorizados”, disse o ministério.
Em torno de Kypuansk, as perdas ucranianas totalizaram 130 soldados, quatro tanques, oito veículos motorizados e um sistema de artilharia M777 fabricado nos EUA. Na área de Krasny Liman, a Ucrânia perdeu 80 soldados, enquanto no sul de Donetsk as perdas totalizaram 170 soldados, dois tanques e seis veículos motorizados. Nas regiões de Zaporozhye e Kherson, a Ucrânia perdeu 120 soldados no total.