Esticando a corda
Ucrânia pode ter mísseis alemães para atacar a Rússia
Publicado
emA Ucrânia fez um pedido ao governo alemão para adquirir mísseis de cruzeiro sueco-alemães de longo alcance Taurus KEPD 350 com alcance de até 500 quilômetros, informou a imprensa alemã, citando fontes do governo.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, levantou a questão durante sua reunião com o chanceler alemão Olaf Scholz. O Ministério da Defesa alemão confirmou que Kiev havia solicitado o Taurus de Berlim.
No início da semana, Roderich Kiesewetter, um legislador alemão da oposição União Democrata Cristã, disse que Berlim deveria abandonar as “linhas vermelhas” em sua abordagem no conflito ucraniano e fornecer mísseis de cruzeiro com alcance de mais de 500 km para Kiev.
Os países ocidentais têm fornecido ajuda militar à Ucrânia desde o início da operação militar especial da Rússia em fevereiro de 2022. A ajuda inclui armas leves e pesadas, como tanques e outros veículos blindados, mísseis, drones, artilharia e munições.
Em 11 de maio, foi confirmado que a Ucrânia recebeu seus primeiros mísseis de cruzeiro de longo alcance, enviados pelo Reino Unid. Os mísseis Storm Shadow de 250 km de alcance vieram com a condição de que não fossem usados para atingir o território russo.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia violou essa condição e que seus ataques resultaram em baixas civis.