Economia solidária
Um lugar ao sol para as artesãs sobreviverem
Publicado
emO projeto Economia Solidária – Mulheres do Sol Nascente, que atua na geração de renda, no desenvolvimento social e no estímulo à produção de artesanatos, realizará neste sábado, 15, um “Mercado Social”.
O objetivo é arrecadar recursos para concluir a construção da futura sede do projeto, de forma que as participantes possam usufruir de melhores condições de trabalho e se proteger das chuvas que estão chegando.
A iniciativa existe há cerca de oito anos e hoje reúne cerca de 40 mulheres. Os encontros geralmente acontecem aos sábados, quando elas se encontram na área de uma casa, onde será a sede, para produzir peças como tapetes, acessórios de cabelo com flores, colares e cintos.
As mulheres que são mães levam as crianças para atividades educativas elaboradas por voluntários, geralmente alunos da Universidade de Brasília – UnB.
O Mercado Social terá venda de pufes feitos de pneus de carro, cestas, roupas, tapetes, tiaras, ligas de cabelo e bijuterias, entre outros itens. Os preços serão baixos, com alguns produtos a R$ 5,00. A programação acontece a partir das 9h, no Condomínio Gêneses, chácara 5, conjunto V, casa 8D, Sol Nascente.
Os interessados também podem contribuir doando cimento, areia, telha e outros materiais de construção.
O projeto foi fundado por Marcílio Sales, que investiu a restituição do último emprego para começar a construir a sede. Hoje, é uma das iniciativas de destaque do Sol Nascente, pois tem ajudado a melhorar a vida de muitas mulheres, seja capacitando-as ou oferecendo ajuda para custear despesas importantes como remédios.
Também tem a função de levar conhecimento a pessoas mais velhas, fazendo com que elas mantenham a mente ativa, ou mostrar uma opção de trabalho e renda extra às mulheres que estão desempregadas.
Serviço:
Mercado Social
Venda de produtos artesanais produzidos por mulheres do Sol Nascente
Quando: 15 (sábado)
Onde: Condomínio Gênesis, chácara 5, conjunto V, casa 8D, Sol Nascente