A Ford definiu qual será seu showcar no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro. Se o carro a ser visto em 2014 foi o novo Mustang, nunca vendido oficialmente no Brasil, a bola da vez é a F-150 Raptor, “monstro” de 456 cavalos e 70,5 kgfm.
É uma escolha curiosa, mas válida para a empresa. Com quase 6,20 m de comprimento, 1,95 m de altura, 3,68 m de altura, a Raptor tem 1,67 m só de caçamba, mas ainda assim pode carregar outros dois rótulos: carro-chefe em termos de tecnologia para a marca e de picape com pegada esportiva mais capaz do mundo.
Seu motor é o V6 Ecoboost, biturbo de 3,5 litros, de segunda geração. Não reconheceu? É “apenas” o mesmo propulsor do superesportivo Ford GT, mas calibrado para entre potência menor (456 cv, ante cerca de 600 cv no esportivo), com torque mais aprimorado.
“A Raptor foi projetada para ser uma máquina de desempenho off-road sem concessões, por isso trocamos o bloco V8 de ferro fundido pelo V6 GTDI EcoBoost de alumínio de alta potência, desenvolvido para oferecer cerca de 40 cv de potência e 10,5 kgfm de torque a mais que a Raptor anterior”, afirmou Matt Tranter, supervisor de engenharia da Ford Performance.