Este transtorno tem causado muita dor a muitas famílias pelo mundo afora. TEA é uma condição neurológica em desenvolvimento, que interfere na comunicação e comportamento social da pessoa. Estes sinais podem variar de uma para outra pessoa, mas na maioria das vezes apresentam nos primeiros anos. Podendo influir no desenvolvimento e ralação social significativamente.
Incluídos entre os principais sinais estão a dificuldade de interagir, verbal e não verbal, repetidas vezes comportamento, algumas pessoas portadoras do TEA podem ter extraordinárias habilidades e inteligência nos estudos, memórias, músicas, outras as vezes tem dificuldade em realizar a menor tarefa diária.
O diagnóstico e a compressão do assunto evoluíram bastante nos dias atuais. Nos dias atuais reconhece-se que o autismo é um espectro e tem uma ampla gama de graus, manifestações de intensidade.
O que leva uma abordagem personalizada para as pessoas com TEA. O tratamento e cuidados precoce é fundamental para ajudar no desenvolvimento e habilidades.
Entre tratamento estão terapia comportamental, ocupacional, fonoaudiologia, terapias sociais, o que ajuda muito.
A inclusão na escola e apoio é fundamental para a qualidade de vida melhor. É preciso haver conscientização, compreensão e aceitação por parte de todos, isto ajuda nas iniciativas que busca erradicar o estigma e promover a inclusão.
As pessoas com TEA precisam de respeito e valorização em todas as esferas da vida, os cuidados e apoio da família são fundamentais, assim como os cuidadores.
Autistas enfrentam desafios, com o apoio necessário das pessoas eles têm uma qualidade de vida melhor.
Resumindo, o autismo é multifacetado com condições complexas, o que requer conscientização, compreensão, inclusão. Quanto mais cedo o diagnóstico e apoio adequado, será melhor a condição de vida deles.
Vamos ser este apoio acolhendo e promovendo a qualidade de vida delas.