Núcleo Bandeirante
Uma cidade que, nascida no barro, pavimenta seu futuro há 62 anos
Publicado
emO Núcleo Bandeirante, região administrativa que recepcionou grande parte dos trabalhadores responsáveis pelas obras de construção de Brasília, completa 62 anos na quarta-feira (19).
O Núcleo Bandeirante, região administrativa que recepcionou grande parte dos trabalhadores responsáveis pelas obras de construção de Brasília, completa 62 anos na quarta-feira (19).
Para comemorar, haverá a tradicional partida de futebol entre solteiros e casados da cidade que ocorre todo ano desde 1958. A disputa será das 9 às 17 horas, no Estádio Vasco Viana de Andrade, conhecido como Estádio da Metropolitana.
O evento integra o calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde o ano passado, com a sanção da Lei nº 5.926.
São vários jogos durante o dia até chegar ao time vencedor do ano. A entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade.
O Núcleo Bandeirante constitui um dos principais núcleos de povoamento anteriores à inauguração de Brasília. Por isso, também era conhecido como Núcleo Pioneiro.
À época da construção da capital federal, a região tinha função apenas comercial. Porém, com o objetivo de incentivar o comércio, foi oferecido benefícios aos comerciantes, que poderiam fixar residência no local e ter isenção de impostos. Assim surgiu o primeiro nome do local, Cidade Livre.
Em 1956, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) construiu as principais avenidas.
Os lotes eram emprestados sob a forma de comodato, isto é, sem escritura, já que o núcleo habitacional era temporário. A existência estava limitada ao período da construção de Brasília.
A partir de 1960, com a inauguração da capital, os contratos de comodato foram cancelados, e os comerciantes, transferidos. Mas os moradores reivindicaram a fixação.
Em 25 de outubro de 1989, por meio da Lei nº 49, o Núcleo Bandeirante foi oficializado como a oitava região administrativa do DF.
Em 2015, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) estimou a população urbana em 25.072 habitantes.