Nos dias 26 e 27 de agosto, a Comunidade Grega de Brasília abre suas portas ao público na segunda edição do Panighiri, festa tradicional grega ao ar livre, com música ao vivo, danças tradicionais e comidas típicas.
De acordo com o presidente da Comunidade, Dionysio Klavdianos, festas desse tipo acontecem em toda a Grécia no mês de agosto. “Panighiri é a festa da Panaghiá, da Nossa Senhora, cujo dia, na religião Ortodoxa Grega, é 15 de agosto. Para comemorar a data, tradicionalmente, os gregos fazem festas ao ar livre neste mês, com danças e comidas típicas”.
A comemoração brasiliense contará com delícias como o churrasquinho grego, souvlaki; o prato com berinjelas, batatas, carne e molho bechamel, chamado moussaká; e as tortas salgadas de queijo e espinafre, tirópita e spanakópita. Doces também não vão faltar: baklavá, um folheado com nozes e mel; e kataifi, um ninho de mel com nozes, são alguns exemplos das iguarias que serão vendidas na festa, com preços a partir de R$ 8,00.
Vinhos gregos (branco – a retsina – e tinto) e Ouzo, bebida de anis, vão animar os convidados, assim com as bandas Samos(Σάμος), de Brasília, e Kostakis Κωστάκης), de São Paulo. Com trajes tradicionais, o grupo de dança Ílios ( Ήλιος) vai convidar os presentes a se aventurarem na pista de dança.
Além da animação, não faltarão pratos para os convidados quebrarem. A Comunidade Grega de Brasília está com mais de mil para vender ao público. “A quebra de pratos também é uma tradição, que demonstra alegria. Todo o dinheiro arrecadado na festa será destinado à manutenção da Comunidade e da Igreja Ortodoxa Grega”, explica Klavdianos.
Serviço:
Dias: 26 e 27 de agosto
Horário: de 19h às 2h
Local: Sede da Comunidade Grega de Brasília. SGAN 910, Módulo B. Asa Norte.
Preço: Ingresso a R$ 30